3.4.5.2. Condições do Nível Freático

É importante que o nível freático seja determinado antes da elaboração do projeto, e medidas apropriadas no projeto devem ser tomadas para garantir que a estrutura reforçada seja estável sob as piores condições de carregamento hidráulico.

O material de aterro usado na maioria dos muros e taludes reforçados é solo granular, o qual é tido como material drenante. O nível freático original pode ser alterado pela construção da estrutura reforçada, mas geralmente nenhuma carga hidráulica é aplicada na sua face. Caso seja usado no aterro solo de granulometria fina e se o nível freático estiver acima da base da estrutura reforçada, deve-se levar em conta a pressão hidrostática na verificação da estabilidade da estrutura. Nesse caso, deve ser projetado um sistema de drenagem atrás da estrutura reforçada, para assegurar que o aterro de solo fino não fique saturado, Figuras 25 e 29

Acumulo de água no aterro pode causar uma redução da pressão efetiva vertical, entre o solo e o reforço, que poderá diminuir a resistência ao arrancamento do reforço, resultando em movimentos horizontais significativos da estrutura.