4.14.4. Geocélula preenchida com material granular

Quando as condições do escoamento não permitem a utilização de vegetação para preenchimento da StrataWeb, deve ser usado um material mais resistente, como os granulares. Nesse caso, o geotêxtil colocado sob os painéis deve ser de 250 a 350 g/m2.

O cálculo da velocidade média para o dimensionamento do canal é realizado usando a equação (3) de Manning. Para preenchimento da geocélula com material granular, o coeficiente de rugosidade para essa equação pode ser calculado pela expressão:

O coeficiente de Manning do material granular depende do tamanho, da forma e da graduação desse material.

Através das equações (3) e (6), o projetista pode avaliar rapidamente as alternativas de preenchimento granular e as seções de canal para encontrar o melhor projeto técnico e econômico. Geralmente o agregado é bem graduado e o tamanho máximo de um agregado individual não deve ser maior que ⅓ da altura da célula.

Richardson (2004) apresenta o cálculo da velocidade média de escoamento para um canal revestido com material granular (sem geocélula), o qual é efetuado através da equação:

Tomando-se como exemplo o cálculo da velocidade média em um canal com 2 metros de profundidade e com ângulo de inclinação dos taludes de 14º:


Portanto, esse exemplo mostra que, para um canal revestido com material granular, sem a geocélula, a velocidade de escoamento a longo prazo é de 2,10 m/s.

Experimentos no Canadian National Water Research Institute, Engel and Flato, 1987, baseados no ensaio flume, indicaram que a velocidade de escoamento do canal pode ser aumentada em 60% quando este for revestido com geocélula. Assim sendo, no exemplo acima, a velocidade poderia ser aumentada para 3,36 m/s, se o canal fosse revestido com geocélula preenchida com material granular.

Richardson (2004) comenta que se nota que a velocidade de escoamento aumenta à medida que a geocélula torna-se visível devido à expulsão de algumas partículas da superfície do material granular de preenchimento, e que essa é uma das causas do conservadorismo das equações usadas no dimensionamento. A literatura dos fabricantes recomenda que a expulsão do agregado da superfície das células pode ser reduzida misturando argamassa aos primeiros três centímetros do agregado. Embora esse procedimento seja óbvio, não há uma orientação de projeto específica para o caso.



Continue