4.14.3. Geocélula preenchida com solo e vegetação

A geocélula confina o solo, onde a vegetação germinará, assim como reforça as raízes da vegetação quando esta se estabelece. O solo de preenchimento usualmente é depositado sobre um geotêxtil não tecido de 120 a 150 gr/m2, colocado sob o painel da geocélula, com uma altura de aproximadamente 10 centímetros maior que altura da célula. A ancoragem dos painéis é realizada com grampos numa densidade de cerca de um grampo por metro quadrado, conforme os itens 4.8 e 4.11, e a união dos painéis, conforme o item 4.9.

Após o plantio da vegetação e até o completo estabelecimento desta, podem-se utilizar as biomantas, que proporcionarão uma proteção temporária adicional.

Para taludes com inclinação maior que 2H : 1V é recomendável usar uma altura de célula de 10 centímetros, e uma maior densidade de grampos de ancoragem será necessária. Essa verificação pode ser efetuada conforme o item 4.11.

O dimensionamento é efetuado levando-se em conta além do coeficiente de rugosidade de Manning, o qual depende do tipo, da densidade e do comprimento da vegetação, a velocidade de escoamento atuante. Segundo o Guia FHWA-TS-84-204, a quantificação do efeito da vegetação no coeficiente de rugosidade depende da profundidade do escoamento, da porcentagem de perímetro molhado coberto pela vegetação, da densidade da vegetação abaixo do nível máximo da água e de quanto a vegetação se abate pelo escoamento e pelo alinhamento da vegetação com o escoamento. O alinhamento da vegetação paralelo ao escoamento pode impactar menos que um alinhamento perpendicular ao escoamento. O coeficiente de Manning, para um canal regular com superfície vegetada, pode ser estimado pela tabela 3, extraída do Guia FHWA-TS-84-204.

Quanto à velocidade de escoamento, deve ser seguida a mesma recomendação do item 4.2, a seguir:

  • a velocidade de escoamento máxima deve ser menor que 6 m/s (20 fps) e ter duração do pico do fluxo menor que 24 horas; ou
  • a velocidade de escoamento máxima deve ser menor que 4,5 m/s (15 fps) e ter duração do pico do fluxo menor que 48 horas.

Continue