3.4.2. Dimensões da Estrutura

As dimensões da estrutura reforçada devem ser estabelecidas a priori, embora a verificação dos dois tipos de estabilidade, externa e interna, pode requerer que as dimensões sejam aumentadas em relação aquelas inicialmente adotadas. A BS 8006,1995, recomenda que as dimensões iniciais tenham os valores mínimos apresentados na Tabela 3.

De acordo com a BS 8006, a dimensão geométrica da estrutura deve ser baseada no conceito da altura H, a qual é definida como a distância vertical do pé da estrutura até o ponto onde a linha que forma um ângulo igual a arc tg 0,3 com a vertical encontra a superfície do terreno. As Figuras 17 e 18 mostram os detalhes das dimensões iniciais recomendadas para as estruturas de contenção mostradas na Figura 11 e na Tabela 3. Muros com seção transversal trapezoidal devem ser adotados somente quando a fundação é constituída por escavação em rocha ou quando há um solo de fundação de boa qualidade.

Uma estimativa preliminar do comprimento dos reforços pode ser feita pela determinação da largura da estrutura reforçada necessária para não haver deslizamento ao longo da base ou ao longo de qualquer plano acima da base, devido à pressão de terra exercida pelo solo retido pela estrutura. Geralmente o comprimento do reforço requerido para evitar o deslizamento é o que prevalece no projeto.


Continue