3.5.1. Parâmetros de projeto

Há dois gráficos para cada três valores do coeficiente de pressão neutra ru = 0; 0,25 e 0,50, Figuras 48 e 49:

• O primeiro gráfico fornece o coeficiente de pressão de terra kReq, a partir do qual é calculada a força do reforço requerida para equilíbrio;

• Os outros dois gráficos fornecem o comprimento mínimo requerido para o reforço LR/H.

O comprimento mínimo requerido para o reforço satisfaz os requisitos de estabilidade interna e geral, e previne o deslizamento através do bloco reforçado, como discutido por Jewell (1989).

A estabilidade externa, envolvendo os mecanismos potenciais de ruptura passando em volta da zona reforçada, e a capacidade de carga da fundação sob a zona reforçada em taludes muito íngremes devem ser verificadas separadamente.

O cálculo da distribuição da máxima tensão que será fornecida pelo reforço para equilíbrio no solo é o objetivo para a obtenção de um equilíbrio econômico e balanceado num talude íngreme reforçado.

O procedimento de projeto fornece uma margem de segurança contrarruptura, e é equivalente a uma análise de estabilidade, ou uma análise de estado de resistência-limite.

Na maioria dos projetos de taludes, para assegurar um desempenho satisfatório, o projeto deve limitar o valor da força admissível do reforço, de modo que a deformação de tensão máxima acumulada nunca exceda cerca de 3% a 5%, durante a vida de serviço. Isto é, a deformação resultante não deve interferir na aparência ou função do talude.



Continue