2.6.4. Resistência ao Cesilhamento

Berg (1993) recomenda que sejam usados os parâmetros de resistência ao cisalhamento de pico determinados em ensaio de cisalhamento direto ou em ensaio triaxial adensado drenado (CD). Para solos granulares com menos de 15% passando na peneira 0,075 mm devem ser usados parâmetros de resistência ao cisalhamento efetiva.

Para todos os outros tipos de solo, devem ser determinados os parâmetros de resistência ao cisalhamento de pico efetiva e total. Esses parâmetros devem ser usados em verificações do comportamento do solo reforçado, quanto à estabilidade, imediatamente após a construção e em longo prazo. Para determinação dos parâmetros da resistência ao cisalhamento, a tensão efetiva pode ser determinada em ensaios de cisalhamento direto adensado drenado – CD (com velocidade devagar o suficiente para a drenagem adequada da amostra), ou em ensaios triaxiais adensados não drenados (CU) com medida de pressões neutras. Para a determinação dos parâmetros da resistência ao cisalhamento com tensão total podem ser realizados os ensaios de cisalhamento direto ou os ensaios triaxiais adensados não drenados (CU).

Recomenda-se que sempre sejam realizados de ensaios de resistência ao cisalhamento. No entanto, o uso de parâmetros de resistência ao cisalhamento, baseados na experiência local, pode ser aceitável para alguns projetos, quando usado com cautela.

Continue