6.0. Sequência executiva

De dois a quatro trabalhadores, sem qualquer equipamento especial, instalam a geocélula rápida e facilmente. Os painéis são enviados fechados para a obra, com dimensões de 3,6 m x 0,127 mm x altura da célula. As etapas da instalação são as seguintes:

  1. Escavar e conformar o solo de apoio na cota, declividade e dimensões especificadas no projeto.
  2. Se o material de preenchimento for diferente do solo de apoio, deve ser usado um geotêxtil como separador. Em função da propriedade que for relevante para essa aplicação: resistência ou permeabilidade, seleciona-se o geotêxtil mais apropriado tecido ou não tecido. O geotêxtil deve ser simplesmente desenrolado sobre a superfície de apoio, com uma sobreposição mínima de 45 centímetros entre os painéis adjacentes.
  3. Escolher o local onde será colocado o primeiro painel de geocélula StrataWeb e colocar grampos nas quatro extremidades.
  4. Estender o painel além do seu comprimento previsto e soltar em seguida, para que haja conformação na dimensão pretendida. Colocar o painel sobre os grampos cravados. Grampos adicionais podem ser necessários ao longo do perímetro, de forma a se ter a expansão completa de cada célula. Quando não for possível usar grampos (em solos rochosos, etc.), um quadro ou moldura de madeira pode ser necessário. Os painéis adjacentes devem ser instalados da mesma forma e unidos ou grampeados juntos, para formar uma cobertura continua.
  5. Preencher a primeira linha de células com uma pá carregadeira ou caminhão caçamba e empurrar o material para dentro das células usando pás ou uma lâmina de trator, figuras 52 a 54. Para permitir a subida de equipamento na geocélula, se necessário, fazer uma rampa com o material de preenchimento, adjacente a geocélula. Continuar o preenchimento até que todas as células estejam preenchidas. Nenhum equipamento deve se movimentar sobre células não preenchidas. O material de preenchimento deve sempre ter uma espessura superior à altura das células, para permitir a compactação.
  6. A próxima etapa deve ser a compactação do sistema com geocélula, figura 55. O método mais comum de compactação é através de passadas sucessivas do equipamento usado para espalhar o material de preenchimento. Um rolo vibrador, e/ou água, pode ser necessário para alcançar o nível de compactação especi cado.
  7. Uma vez que as células foram preenchidas e o sistema foi compactado, a base de geocélula está pronta para suportar as cargas de tráfico pesado.

Continue