5.1. Dimensionamento - Generalidades

Este item foi totalmente extraído da pesquisa de Avesani Neto (2013) por se tratar de um trabalho recente que reúne informações de várias outras pesquisas e autores.

A geocélula usada como reforço basal melhora a capacidade do solo devido aos efeitos de confinamento ( figura 45) e membrana (figura 46), e também desenvolve um terceiro mecanismo – o efeito laje (figura 47), além de contar com maior e ciência no efeito confinamento do solo. Cada mecanismo pode ser entendido e analisado de forma específica, contudo, atuam de forma conjunta e são inter- relacionados, sendo gerados pelo mesmo carregamento aplicado.

Além desses três mecanismos, há um quarto efeito, presente apenas quando é utilizado um material separador – como o geotêxtil – em adição à geocélula: o efeito da separação, descrito como o impedimento do deslocamento descendente do solo de preenchimento das células; e teria, ainda, a capacidade de melhorar a e ciência do reforço de geocélula. Contudo, esse efeito pode ser considerado de difícil mensuração devido à sua pequena magnitude e camuflagem com os outros mecanismos.

Continue